Através do monitoramento de parâmetros, como aceleração, velocidade e deslocamento, é possível avaliar as condições operacionais de um equipamento, podendo identificar problemas resultantes de folgas, desalinhamentos, desbalanceamentos, anormalidade na lubrificação e oriundos de rolamentos; sendo possível:
• Executar manutenções mais assertivas em tempos menores;
Por meio da avaliação e monitoramento de parâmetros físico-químicos, morfologia e contagem das partículas presentes no lubrificante, assim como outros parâmetros é possível verificar a real condição do óleo. Resultando em:
• Redução de custo com trocas indevidas de lubrificante;
• Avaliação e monitoramento de desgaste de componentes internos;
Através da detecção de radiação infravermelha emitida por um corpo, é possível avaliar o padrão de distribuição de temperatura em toda a superfície, podendo identificar:
• Contatos irregulares entre componentes elétricos;
• Ponto de concentração de esforço em equipamento mecânicos e até mesmo no corpo humano;
A videoscopia industrial é uma técnica de inspeção não-destrutiva que permite examinar e diagnosticar problemas em equipamentos e sistemas que estão em uso ou em manutenção. Através de uma câmera flexível, é possível acessar locais de difícil acesso e visualizar áreas internas de equipamentos sem a necessidade de desmontá-los ou danificá-los.
• Possibilidade de inspeção em locais de difícil acesso ou perigosos, como tubulações, dutos e equipamentos submersos, o que aumenta a segurança dos profissionais envolvidos na manutenção;
• Identificação de problemas em equipamentos sem a necessidade de desmontá-los ou danificá-los, o que reduz os custos de manutenção e aumenta a vida útil dos equipamentos;
• Inspeções mais rápidas e precisas, permitindo uma análise mais detalhada das condições internas dos equipamentos e identificação mais rápida de problemas.
Causado pelo deslocamento do centro geométrico de um corpo em relação ao seu centro de massa. O desbalanceamento pode ser corrigido devido a inserção ou retirada de massas de um elemento girante. Resultando em:
• Aumento da vida útil dos rolamentos, correias, acoplamentos, mancais e a fins;
Resultado de um desvio de linhas de centro de dois ou mais eixos. O desalinhamento e um dos maiores causadores de paradas não programadas e redução de vida útil de componentes. Mantendo seus equipamentos sempre alinhados é possível: